BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Publicado por SAFENDEONLINE | 06:45


Esta simples mais sábia expressão foi usada por uma senhora no encontro/formação mensal destinadp aps pais e encarregados de educação das crianças que frequentam o jardim e/ou o apoio escolar no Espaço aberto.

A facilitadora psicóloga tinha pedido a cada um que desenhasse numa folha de papel o seu filho e explicasse aos demais.

Uma mae trouxe dois desenhos e após apresentar o do seu filho disse “kelotu desenho li é nha vizinho, é ta brinka ku nha fidjo, ael é sima nha fidjo mé”.

“É sima nha fidjo” ou seja merece a mesma atenção, a mesma correcção, a mesma protecção e o mesmo amor que da ao filho. Profundo demais talvez para nós que estamos demasiadamente fechado ao nosso ego e nossas coisas.

Estaremos á altura de compreender que todos somos co-responsaveis pela boa educação de uma criança e que uma criança a quem é permitida explorar, utilizar, desenvolver o seu potencial e crescer normalmente beneficiaremos do ser humano em que ele tornará?

Dito de outro modo, se nem todos nos responsabilizarmos pela boa educação de uma criança mesmo antes de tornar um adulto, nos “cansa cabeça a todos”.

Safende, e se fizermos dessa expressão “é sima nha fidjo mé” a nossa forma de ser e estar perante cada criança que encontrarmos nas nossas ruas? Pois cada criança é “sima nha fidjo mé”.

Imagem: Net 
Texto: Dino