BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Publicado por SAFENDEONLINE | 06:45

Consumo de álcool e drogas

Tchetchénia situada na zona baixa de Safende, foi um grande mercado de droga da cidade da Praia nos anos 90, o que lhe valeu tal nome e uma imagem estigmatizada, que faz parte da identidade do bairro. Segundo os moradores Safende ganhou outra “vida” com a perda de centralidade da Tchetchénia que deixou de ser esse mercado de droga com tal dimensão, devido a vários fatores: ação policial, ação dos moradores contra os traficantes de origem nigeriana, popularização da droga em outros bairros da capital de mais fácil acesso, etc. Apesar dessa perda de centralidade, o tráfico não acabou no bairro e existem famílias que ainda vivem do tráfico. Segundo a população existem 2 tipos de traficantes: os de alto nível que pertencem a redes nacionais e internacionais, que emigraram, e que apesar de terem casa e família no bairro, vivem fora mas circulam periodicamente pelo bairro e trazem droga para dentro do bairro; e os pequenos traficantes que traficam em casa e alguns jovens que vendem na rua, e que ao mesmo tempo são consumidores.
Para alguns jovens o tráfico que e agora liderado por alguns jovens partiu desses grandes traficantes, que trazem droga para o bairro não pelo dinheiro, mas sim para legitimar o seu status e o seu poder.

  • “Já não existe 20 bocas de fumo como existia há anos atras, são muitos os jovens que traficam pequenas quantidades que servem para o consumo dos amigos e conhecidos em todas as zonas do bairro, alguns jovens vendem em casa e pode‐se lá ir consumir. Acho que só em Alto Safende não existe trafico.” (jovem consumidor)
  • “A maior parte dos jovens começa a consumir erva por volta dos 13/14 anos, e muitas vezes aos 16 já estão a consumir cocktail – uma mistura de cocaína e erva”

O acesso à marijuana (erva), a droga mais consumida no seio dos jovens é muito fácil, uma dose custa cerca de 50 escudos, e muitas crianças e adolescentes servem de compradores aos jovens mais velhos e muitas vezes estão no meio deles quando fumam, ou são incitados a experimentar, ou pela curiosidade começam a fumar as beatas deixadas no chão. A cocaína pode custar pode custar de 400 escudos a 1000 escudos depende da forma como se compra (crack – para fumar; ou spiro – para cheirar). Pastilhas como o exctasy também denominado de MD pode custar entre 200 a 400 escudos.

O consumo de álcool e drogas pelos jovens é associado sobretudo á falta de ocupação dos mesmos, ao abandono escolar e às dificuldades em arranjar trabalho, formação profissional e atividades ocupacionais, à fraca autoestima, e sentimentos de frustração devido á falta de perspetivas para o futuro, à pertença dos jovens a grupos e à influência dos pares, a problemas familiares (derivado do consumo de álcool e drogas na família, conflitos/violência na família, carência de vínculos afetivos, etc.).

Foi associada ainda ao seu acesso fácil (são vários os locais de venda de álcool no bairro), ao incumprimento da legislação que proíbe a venda, oferta e consumo de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos, à falta de fiscalização aos lugares de convívio e diversões diurnas e noturnas, às atividades socioculturais organizadas pelos jovens que permitem o consumo de álcool, á falta de controlo às publicidades negativas na nossa sociedade, que legitima o consumo de álcool como um comportamento normal e não como um comportamento de risco.

DP pag 117

Faça down aqui!