BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Publicado por SAFENDEONLINE | 13:04

A educomunicação propõe a construção de ecossistemas comunicativos abertos, dialógicos e criativos.

Os recentes estudos desenvolvidos pelo (Núcleo de Comunicação e EducaçãoNCE sobre a inter-relação comunicação e educação apontam para a emergência de um campo de intervenção social caracterizado por oferecer um suporte teórico-metodológico que permite aos agentes sociais compreenderem a importância da acção comunicativa para o convívio humano, a produção do conhecimento, bem como para a elaboração e implementação de projectos colaborativos de mudanças sociais.

O conceito e as práticas educomunicativas vêm somar-se às propostas dos Parâmetros Curriculares Nacionais no que se refere especialmente à área das linguagens e suas tecnologias.

O conceito da educomunicação propõe, na verdade, a construção de ecossistemas comunicativos abertos, dialógicos e criativos, nos espaços educativos, quebrando a hierarquia na distribuição do saber, justamente pelo reconhecimento de que todos as pessoas envolvidas no fluxo da informação são produtoras de cultura, independentemente de sua função operacional no ambiente escolar.

Em resumo, a educomunicação tem como meta construir a cidadania, a partir do pressuposto básico do exercício do direito de todos à expressão e à comunicação. Você deseja saber mais sobre o conceito e suas aplicações.

Fonte