BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Publicado por SAFENDEONLINE | 00:31

10ª edição do “Cidades pela Vida,”
Conferencia Universitária
A vida Valor máximo!


Na origem das perguntas e interrogações do homem e da mulher comtemporâneos é escrito a necessidade de restituir o valor da vida a sua centralidade. De facto há que devolver a incomensurável e sublime valor da vida a sua intangibilidade. O valor da vida neste nosso mundo sofre, demasiado, ataques, nos factos, na linguagem, na forma de pensar, nos estilos de vida e nas relações. Respira-se um  clima de grande incerteza, que a todos faz sentir mais débeis e com necesidade de agredir a quem quer que seja, que a nossa volta, julgamos representa “o mal”. Sentimo-nos ameaçados: por quem é diferente de nós, por quem cria desordem e difunde-se, assim, o hábito de individualizar não o problema mas um inimigo a combater, com a ilusão de que eliminando-o alcançaremos a Segurança e a Paz.

Esta quarta-feira, 05 de Dezembro, numa continuidade das manifestações mundiais da  iniciativa “Cidades para a Vida – Cidades contra a Pena de Morte” com o intuito de unir todo o Mundo com o objectivo de exigir mais respeito pelo valor da vida e  abolir a Pena de Morte, nos países que ainda conservam esta prática, na Cidade da Praia terá lugar no ISCJS a conferencia: Cidades pela vida, por uma Praia sem violência: A vida, valor Máximo!

I – Abertura:
ISCJS
CNDHC
Comunidade Sant´Egidio

II - Apresentações (60’) - Um painel de quatro painelistas/conferencistas
1 – Todos têm o Direito à Vida –CNDHC (Marco Paulo Jurista)
2 – Que Vida, a Nossa? – George Andre (Pan Africanista)
3 – O Dom Divino e a Sacralidade da Vida – (Frei Gilson - Religioso)

III - Esclarecimentos e Debate (60’)
Moderador – Comunidade Santo Egídio (Filomeno Semedo)

IV – Encerramento (30’)
1 – Comunidade Santo Egídio


 O evento “Cidades para a Vida – Cidades Contra a Pena de Morte” surgiu pela primeira vez no ano 2002, por iniciativa da italiana Comunidade de Sant’Egidio, que quis assim assinalar o aniversário da abolição da pena de morte no primeiro estado europeu, o Grão-Ducado da Toscana, a Norte de Itália, no dia 30 de Novembro de 1786. Desde 2007, esta iniciativa conta com o apoio da Coligação Mundial Contra a Pena de Morte, da qual a Amnistia Internacional faz parte.

A Comunidade de Sant’Egidio é uma associação internacional pública de leigos reconhecida pela igreja católica e que está presente em mais de 70 países do mundo. São pessoas empenhadas na evangelização e no serviço aos mais pobres, como formo de promover a paz. Na Praia, a Comunidade de Sant’Egidio está presente desde 2001 e actua no bairro de Safende para crianças, adolescentes e jovens propondo-lhes uma cultura de paz e da não-violência e a valorização da amizade. Desenvolve ainda outras actividades ao nível da cidade, como oração semanal aberto a todos, palestras nas escolas Secundarias e universidades, Marcha / Concentração para assinalar datas importantes, nomeadamente o dia Mundial da Paz, focando na necessidade de humanizar a cidade!