BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Publicado por SAFENDEONLINE | 12:19
Gil Moreira tenciona lançar projeto “RODA DI MUDJER”, ou Roda das Mulheres, tendo a Associação Comunitária Amigos de Safende  (ACAS) e o Instituto cabo-verdiano de Igualdade e Equidade do Género (ICIEG) como um dos principais parceiros para a execução dos primeiros passos.

Segundo o mesmo, as mulheres têm funcionado muito em roda, “ na fonti ta laba ropa, na podjal ta conta ses vivencia,” e sobretudo porque a roda representa um circulo que gira,  leva  e traz informações

Morreira disse que a roda vai ser composta por um grupo de mulheres do bairro de Safende, o mesmo considera que estas mulheres são uma representatividade forte, primeiramente para Safende, de seguida levando a imagem desta comunidade para fora.  

“Trouxe este projeto para ser nosso “di nós”, porque para ser realista não consigo alavancar com este projeto sozinho. A condição máxima que tenho neste momento é a força da execução” justificou.

Nesta linha, o membro da ACAS Bernardino Gonçalves, afirmou que a ideia do projeto vai ao encontro daquilo do conceito da intervenção comunitária que é defendido pela ACAS.

“Esta intervenção é pegar numa pessoa de Safende, que se encontra em uma determinada situação e transformar numa pessoa melhor do que era antes, então vamos criar todas as condições necessárias para acolher este projeto” rematou Gonçalves.

Gil Moreira, professor da Cultua Cabo-verdiana e trabalha na escola de Hotelaria e Turismo de Cabo Verde n
o Campo Social e Investigativo.

 

 Rita Mota Ramos/ EMarlize Borges