BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

Publicado por SAFENDEONLINE | 05:30


A primeira Semana dos Negócios de Rua - Safende Street Business arranca esta tarde 22 fevereiro, as 17h na KazaDamizadi. No programa de abertura consta uma conversa aberta que tem como oradores 3 empreendedores do bairro, em representação de 3 empresas da comunidade: A Pratex é uma plataforma que oferece soluções profissionais multi-serviços que garantem a eficácia na prestação de serviços às empresas e pessoas, representada por Ivan Moreira; a SkolaNela é uma empresa de prestação de serviço no ramo de cartas de condução. Foi aberto no ano 2001 que era sociedade unipessoal ate 2013 e de 2014 a esta data é sociedade, Lda, de mãe e filhos, representada por Eulália "Nela" Moniz; e o Minimercado Reis&Reis que abriu em 2007, uma sociedade por quota Marido e Mulher, representado por Augusto Reis.

Esta iniciativa basea-se no facto de que os Negócios de Rua (Street Business) têm em Cabo Verde, particularmente na cidade da Praia, um impacto direto na geração de rendimentos que permitem o sustento de um número significativo de famílias. Os bairros que compõem a cidade capital do arquipélago, sáo um mix entre o negócio informal e o micro empreendedorismo, criando assim um ambiente de negócios caracterizado pela informalidade, naturalidade e muito sacrifício.  O seu impacto, além da criação de auto emprego, empregos não remunerados de familiares e amigos, é visível no aumento da auto estima e na segurança alimentar comunitária.

Atendendo ao facto de 98% do tecido empresarial Cabo-verdiano ser composto por micro, pequenas e médias empresas, sendo essencialmente composto por micro e pequenas empresas, que representam cerca de 92%, o microempreendedor, o vendedor ambulante ou aquele que consegue o auto-sustento em negócios caseiros, merecem uma atenção especial e o acesso a instrumentos de capacitação e gestão que lhes permitam aprimorar a sua oferta e consequentemente conseguir obter mais condições financeiras para o seu negócio.

Por outro lado, o desemprego jovem nos bairros menos ao centro poderá ser colmatado com a criação de oportunidades de desenvolvimento de negócios adaptados à realidade existente.

Na I Semana de Negócios de Rua, a Associação Comunitária Amigos de Safende dá continuidade ao levantamento sobre os negócios existentes no bairro para melhor capacitar e acompanhar os empreendedores de micro-negócios e negócios informais. Capacitação, Conferências e feira são as atividades que vão marcar a I Semana de Negócios de Rua em Safende.

Redacção SO