BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

Publicado por SAFENDEONLINE | 08:55


 A primeira edição da Semana de negócios de rua vai acontecer em Safende de 22 a 27 de fevereiro 2021. Uma proposta da Cabo Verde Global Business que vai de encontro a agenda do bairro no seu eixo estratégico Economia comunitária.

Os Negócios de Rua (Street Business) têm em Cabo Verde, particularmente na cidade da Praia, um impacto direto na geração de rendimentos que permitem o sustento de um número significativo de famílias. Os bairros não centralizados que compõem a cidade capital do arquipélago, é um mix entre o negócio informal e o micro empreendedorismo, criando assim um ambiente de negócios caracterizado pela informalidade, naturalidade e muito sacrifício.

No dizer de Elizandra Barbosa "a Cabo Verde Global Business tem vindo a realizar pesquisas etnográficas em alguns bairros da cidade da Praia, com foco em grupos sociais que se definem pelo empreendedorismo informal." O maior desafio residiu até então no estabelecimento de parcerias comunitárias que viabilizassem a continuidade do processo de pesquisa e investigação, como também o arranque de um projeto piloto com um grupo de microempreendedores, onde o foco principal é a formação, capacitação e acompanhamento empresarial, conforme a mesma.

A escolha da zona amada para ser o terreno desta concretização é segundo a nossa interlocutora porque "Consideramos Safende um exemplo de desenvolvimento comunitário a nível nacional, como também a nível internacional, principalmente no contexto africano.

A educação financeira é um dos pilares estratégicos do bairro, foi o que nos ligou à Associação Comunitária Amigos de Safende e o que permite-nos hoje unir as nossas sinergias e as nossas redes numa visão partilhada: contribuir para melhorar a coesão económica e social de Safende."

Barbosa está certa que  "Safende poderá funcionar como um modelo de desenvolvimento sócio económico e levar a sua “expertise” a outros bairros da Praia e do país."

Como resultado espera-se a criação de uma rede de micro-empreendedores do bairro amado e consequentemente um espaço de diálogo e networking empresarial comunitário.

 A médio e longo prazos, esperamos ter informações e conhecimento para o estudo de novas tendências para o desenvolvimento sócio-económico da cidade da Praia. 

"Acreditamos nas pessoas de Safende" conclui Elisandra Barbosa CEO e Co-fundadora da empresa Cabo Verde Global Business onde também desempenha funções de Consultora em Negócios Internacionais e Gestora de Projetos.