BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Publicado por SAFENDEONLINE | 07:02

 


A saga pela linha15 conheceu reinvindicação organizada desde março 2019 no quadro da realização da iniciativa cada bairro o seu ODS na zona amada em que foi debatido com profundidade o ODS 11 em particular e  o direito a cidade pelos moradores de Safende em geral.  Concluiu-se facilmente que o direito a cidade em Safende exige que algumas condições sejam criadas. De facto, os moradores em  Ribeira d´agua, Alto e fundo Safende sem a #linha15 não tem garantido acessibilidade e o direito a Cidade. 

Desencadenou-se assim um longo processo de recolha de assinaturas e contactos por todas as vias com os responsáveis da Camara Municipal e a empresa SolAtlantico. Inumeras visitas de terreno foram estabelecidas, reunião com a escola EBO e professores, igualmente manifestação de descontentamento pela população. Mais recentemente esforços do Policiamento comunitário e a direcção de infraestruturas contribuiram para que o desiderato estivesse mais próximo da sua realização. A população aguarda com esperança que março 2021 seja o tempo da linha efectivamente arrancar!

O bairro de Safende localizado a norte da Cidade da Praia, delimitado pelos bairros de Vila Nova, Calabaceira, Ponta D’Agua e Achada S. Filipe, é um bairro caracterizado maioritariamente pela ocupação espontânea iniciada nos anos 70. Com uma população estimada de 6.154 habitantes, repartidas por 1.499 famílias, Safende é o 6.º bairro mais populoso da capital do país.