BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

Publicado por SAFENDEONLINE | 13:09

 

O Fórum “Pensar Safende” aconteceu na tarde de sábado, dia 28, no bairro de Safende, na cidade da Praia, que teve como objetivo promover a reflexão em comunidade os principais assuntos da vida comunitária nomeadamente educação, saúde, segurança, desporto, economia e coesão comunitária.



 

O evento que contou com a presença de Jovens, Adultos e Idosos e a extraordinária presença das crianças do bairro, que são consideradas esperança para o futuro.

 

 Neste contexto, Bernardino Goncalves, membro da Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS) avalia safende como um bairro com novas e mais oportunidades quer criadas internamente, quer criadas junto com outros parceiros. Um bairro com mais consciência das suas forças e suas fraquezas. Um bairro em que o protagonismo e processo da intervenção comunitária está sob a liderança dos Safendenses, sobretudo jovens capazes e com forte sentido de pertença comunitária.

 

O mesmo explica que o maior desafio é o alinhamento sobre o que seja essencial para Safende e os Safendenses, explicando que o maior desafio dito de outra forma é mobilizar e capacitar as pessoas para estarem com atitudes e competências que Safende precisa para que o processo seja mais produtivo. “Portanto convencer ou conquistar os Safendenses de que somos fortes e capazes é que constitui o grande desafio. Os outros desafios são secundários e muitas vezes consequência de não termos sabido superar este desafio” ressalta.

 

No que diz respeito à segurança, o comandante da esquadra da Fazenda Luis Barros que esteve presente no fórum garante, estar mais perto dos moradores sensibilizando os para o cumprimento das leis, sobretudo para a melhoria de comportamento.

 

O fórum decorreu no ano em que o bairro de Safende celebra o primeiro século de existência (50 anos). A iniciativa foi promovida pela Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS)

Apesar da permanência dos problemas enfrentados pela comunidade, têm-se notado grandes melhorias o que deixa os moradores satisfeitos.

 

                                                          EMarlize Borges