BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Publicado por SAFENDEONLINE | 08:27


 O IV encontro da Rede teve lugar no mês de novembro dia 21 no bairro de Alto da Glória. Estiveram presentes 16 organizações correspondentes a 11 bairros da cidade da Praia incluindo São Francisco. Três organizações pela primeira vez nomeadamente comunidades de Simão Ribeiro e São Francisco e Fiorentina  da Calabaceira.

Da agenda constava: i) Ponto de situação das associações comunitárias e desafios futuros; ii) Apresentação, discussão e aprovação da proposta da estrutura de atuação da rede e ii) - Entrega de máscaras cirúrgicas;

A abertura e fecho do encontro foram animadas musicalmente por alunos do programa de educação musical associação abraço.

No primeiro ponto da agenda os presentes foram unanimes em considerar que o ano associativo foi caraterizado pelo desafio da covid9 e os esforços de REadaptação com as associações a mostrarem-se pertinentes e mais valia no desenvolvimento comunitário com foco nas pessoas.

A actuação segundo relato dos presentes, neste ano 2020 foi em grande medida na reinvindicação e realização de intervenções com vista ao exercício do direito a cidade, nomeadamente: serviço integral as famílias (nos planos da saúde, educação, assistência alimentar etc); cuidados a infância e idosos; serviços financeiros e não financeiros (acesso a crédito e acompanhamento económico financeiro); acesso a agua, transportes, habitação social; reivindicação de espaços comunitários sob a gestão comunitária (centros, espaços desportivos ou mesmo de lazer); formação qualificação dos jovens e pessoas em desemprego.

Foi oportunidade para algumas associações notarem e estabelecerem contactos para intercâmbios directos de aprofundamento sobre lições a partilhar. Levantou-se a questão da aposta continuada na capacitação e fortalecimento dos recursos humanos que servem a intervenção comunitária. Igualmente abordou-se o desafio de os bairros tentarem máximo que possível terem uma representação unida.

No ponto 2 sob o principio de que podemos estar bem organizados apesar de sermos um espaço informal foi analisada a proposta de estruturação da rede. Os presentes procuraram esclarecer uns aos outros sobre a proposta que já era do conhecimento através da assembleia online (chat). Reconheceu-se a necessidade de cada organização socializar com a base nas comunidades e organizações sobre a estrutura e os núcleos e assim no próximo encontro ser possível já com mais maturação construir os núcleos de intervenção bem como aprofundar o secretariado, o conselho dos colaboradores e o conselho de gestão.

Este IV encontro mensal da rede serviu ainda para se fazer convites da parte da ACAEL da sua assembleia extraordinária no dia 29 e da ACAS do 7º fórum Pensar Safende.

O ponto de distribuição das mascarás cirúrgicas não foi feito.

O encontro terminou com o compromisso ainda de em dezembro o V encontro mensal será no bairro de Eugénio Lima.

Note-se que houve associações que não conseguiram chegar ao local o que mostra que é importante a filosofia de cada mês nos reunirmos num bairro e nos desafia a fazer volta a cidade para familiarizarmos com outros bairros e sermos cada vez melhores conhecedores da cidade qual pertencemos.