BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

Publicado por SAFENDEONLINE | 12:45

 

Jovens aceitam ser voluntários para dar explicações a alunos desde EBO, como forma de ajudar durante a epidemia da covid-19, na KasaDamizade, sede da Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS). Alunos do secundário e universitários frequentam ainda sobretudo para acesso a internet.



Há acompanhamento para todas as disciplinas e anos de ensino e voluntários com força de vontade, interesse e amor para contribuir com a vista a melhorar educação para crianças e jovens da comunidade.

Ivano Fernandes, um dos “explicadores” afirma que ensinar as crianças está a ser uma boa experiência, assegurando que na associação tem vários voluntários e estagiários que estão sempre disponíveis para acompanhar os alunos.

Uma das alunas do 2.º ano que frequenta a explicação regularmente, é a Daiane Cabral, de apenas 7 anos. Daiane revelou gostar muito das explicações porque é sempre bem tratada e os explicadores ensinam bem, além disso arranjou várias amizades.

A pandemia revelou uma grande parte da nossa população. No bairro de Safende também é possível notar que, muitas pessoas não conseguiram acessar pela internet, não tem uma TV, ou seja, estavam excluídas de uma certa vida social, o que dificulta ainda mais o ensino a distância.

Não diferente da Daiane é a Riana Vaz de 11 anos, aluna do 5.º ano que garantiu que durante as explicações faz os seus deveres de casa, lê livros da biblioteca da ACAS e ainda faz as atividades definidas pelos explicadores. Além disso Riana considera ser   tratada com muito carinho.

A KasaDamizade possui desde internet, livros para todos os gostos, computadores e até uma TV plasma. Tendo instrumentos essenciais para o ensino, como computadores e redes sociais. Em meio à adaptação a essa nova forma de trabalho, as crianças enfrentam maiores responsabilidades cobranças em suas tarefas.

 Ivano Fernandes conta que na Associação busca explorar maneiras criativas de oferecer experiências significativas de aprendizagem para seus alunos. Com estratégias mais flexíveis, assim possibilitando maneiras para continuar a apoiar a evolução e desenvolvimento dos estudantes mesmo em meio ao distanciamento social.

Em meio a pandemia que confinou um terço da humanidade em casa e criou novas dinâmicas de relações afetivas e profissionais virtuais, à distância, o ofício da educação foi um dos que sofreu mudanças mais profundas.

Lembre se que o novo ano letivo começou, de forma semi-presencial, com aulas encurtadas no espaço escola e complementadas fora dela, através de fichas fornecidas pelos professores e através de aulas transmitidas na televisão e internet.

                   

                                                              EMarlize Borges