BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

Publicado por SAFENDEONLINE | 17:38

 

Em conexão com o Movimento Jovens pela paz a comunidade católica organizou na terça-feira,17, pelas 16h30 uma conversa aberta, onde o Padre António Ferreira, mais conhecido como padre “Ima”, apresentou o livro “Cristo Vive”, em frente a Capela Santa Teresinha.

“Cristo Vive” este livro que de acordo com o Padre Ima, foi escrito pelo Santo Papa, onde aborda vários problemas atuais da juventude e o mesmo menciona ainda as fases da vida: a infância, adolescência e a Juventude/adulto que é um percurso de todos os seres humanos, em seguida como preencher e organizar esta fase da vida.

“Inicialmente preparei esta conversa aberta com três eixos importantíssimos, nomeadamente, olhar a vida como um dom, porque “todos nós somos chamados a vida” e no segundo momento “somos chamados a Santidade” e no terceiro momento “somos chamados a entrar em comunhão com Deus”. Portanto temos que estar enraizados, fortes e convictos na fé para levar a verdade de Jesus a qualquer momento” exortou o Padre Ima.

Conforme adianta a comunidade católica houve-se a necessidade de promover mais intervenção a favor da conscientização dos jovens e dos fieis em geral pelo dom da vida e vida em abundância diante da situação vivida no bairro recentemente, (homicídio de um jovem do bairro).

Padre Ima classificou as quatros virtudes (Justiça, Prudência, Temperança e Fortaleza) como sendo os quatros pilares da vida, ou seja elas que “sustentam e dão sentidos as nossas vidas” afirmou.  

O Comandante Luís Barros, que também esteve presente nesta conversa explicou que jovens de hoje é a reprodução daquilo que que foi a educação caseira, sustenta ainda que a família tem uma missão/ papel importante na educação dos filhos porque são elas a base da sociedade.

“Tem-se notado que na maior parte das vezes, imensas dificuldades por parte da juventude em termos de adaptação, portanto o que se tem a fazer neste momento é trabalhar para gerações vindouras, isto porque crianças são mais moldáveis” ressaltou o Comandante Barros.

 Neste seguimento, o mesmo citou a fala de um teórico que disse,” Criança que não conseguiu socializar num ambiente familiar pode desenvolver fisicamente, no entanto, psicologicamente é nulo”, então o comandante defende que a família é a chave para a educação.

Recorda-se que a conversa tinha dois momentos: a de partilhar um documento do Santo Papa aos jovens vive e um segundo momento que capacita agentes da pastoral, pessoas de comunidade que são comprometidos e que tem uma responsabilidade na comunidade para capacitar e multiplica mensagem.  

 Rita Mota Ramos.