BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

quarta-feira, 11 de novembro de 2020

Publicado por SAFENDEONLINE | 01:12


Empoderamento da delinquência - uma artigo de opinião de Eunice Marlize Borges
 

A delinquência e criminalidade juvenil não constitui uma inquietação só para mim, mas também para a sociedade Cabo-verdiana em geral, nos comportamentos antissociais praticados por menores que presencio no meu país principalmente em cidade da Praia.

 A delinquência juvenil tem-se tornado num problema muito grave e com consequências preocupantes na sociedade nos últimos anos. No meu bairro Safende, admito que os últimos acontecimentos que abalaram todo o bairro me obrigaram a admitir que onde moro não foge à regra. O meu bairro anda a perder jovens para sempre e outros condenados por algo que podia ser evitado.

Não podemos desejar uma juventude de qualidade se não repensarmos nos desafios presentes ou identificar o que a nossa sociedade tem de os oferecer.

Maioria dos delinquentes são emocionalmente doentes, e não são pessoas más, em que um dos motivos das causas dessa doença emocional é a falta de figura paterna ou alguém que acompanhe na sua socialização, educação formação e entre outros aspectos.

Uma das razões pelas que a delinquência atinge sua máxima frequência é que, nesta época, muitos jovens são capazes de aprender, auto educarem, deixados por si mesmos, sem o auxílio de pais, assim, uma infância e adolescência vivida na mais completa miséria, a instabilidade afetiva na qual a população Cabo Verdiana não conhece e maioria das vezes nem preocupam com essa questão de dar afeto e carinho aos filhos, a educação nem sempre é a mais adequada por via de pauladas e tapadas e nada de diálogo. O que mais se nota no meu bairro são jovens desempregados e alguns de família numerosa sem condições e sem ocupação. Contudo acabam por desviar por outros caminhos. Embora a delinquência continua unida à miséria, sua prática estendeu-se ultimamente aos grupos sócio econômicos médios e altos, portanto é visível que não   podemos associar a delinquência a pobreza.

A delinquência atinge, seu ponto máximo entre os 13 e 15 anos de Idade, pois, é um período no qual o menor tende particularmente a se relacionar com os outros rapazes da mesma idade na qual sente desafiado a praticar tudo o que os outros fazem para sentir igual aos outros e a sociedade Cabo Verdiana vive em uma geração em que existe festas “ limitais” incluindo bebidas e muitas vezes drogas.

A violência é uma consequência da falha. Isto não significa reduzir a responsabilidade de cada um. Deve se fazer a educação e a capacitação de crianças com antecedência tendo em vista as competências pessoais e sociais. No que diz respeito aos pais, devem impor limites as crianças definindo hora de chegar em casa, de dormir, de brincar, com o tempo cada um sabe desde cedo dos seus direitos e suas obrigações, os educadores têm de esvaziar a forma de passar ideias aos filhos de que meninas brincam de bonecas e  identificam  se com rosa e nada de azul, e passar para os rapazes de que devem brincar de heróis e lutas  e no final, as meninas estão programadas para obedecerem ,enquanto os rapazes são donos das suas vidas eles é quem mandam eles sempre são educados de uma forma mais liberal, de lembrar que atualmente  existem também muitas meninas  inseridas dentro da delinquência .