BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

terça-feira, 24 de novembro de 2020

Publicado por SAFENDEONLINE | 10:45

 

Aluna finalista de mestrado em Teatro na Universidade Évora em Portugal, Nereida de Carvalho Delgado, organiza projeto denominado Teatro na Comunidade- Ensino de teatro e cidadania. Safende servirá de palco para a experiência.



O projeto é um programa do projeto final de mestrado que oferece aulas gratuitas de teatro para cerca de 15 jovens com idade superior a 15 anos.

 De acordo com Nereida, o objetivo principal do projeto é trabalhar teatro na comunidade, ou seja, usar ferramentas que no teatro dá para dar vez e voz a comunidade.

“Pessoas que participam nesta oficina vai ter oportunidade de através de arte, mostrar e falar um pouco do quê que a sua comunidade precisa, mas são os formandos que ao longo da oficina vão ter liberdade de decidir o que iremos trabalhar. Teatro é forma que temos de falar, e de ser ouvido de forma diferente e ao mesmo tempo de forma universal”.

 

A oficina vai ser realizada a partir do método de Boal, do Brasileiro Augusto Boal, que foi um grande dramaturgo.

Nereida conta que a ideia surgiu no âmbito do projeto final de mestrado, em que escolheu trabalhar com o teatro na comunidade. A mesma acrescenta vai ser realizado através de uma oficina com duração aproximadamente de 4 meses com jogos e dinâmicas teatrais, trabalhando assuntos e temáticas ligadas a essa comunidade.

 

Augusto Boal, é uma das grandes figuras do teatro contemporâneo internacional. Fundador do Teatro do Oprimido, que alia o teatro à ação social, suas técnicas e práticas difundiram-se pelo mundo, sendo largamente empregadas não só por aqueles que entendem o teatro como instrumento de emancipação política, mas também nas áreas de educação, saúde mental e no sistema prisional. Além disso é conhecido sobretudo por suas teses do Teatro do oprimido. Com 22 livros publicados e traduzidos em mais de vinte línguas.

 

EMarlize Borges