BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

quinta-feira, 5 de novembro de 2020

Publicado por SAFENDEONLINE | 09:18

 



Na necessidade de unir o Bairro de Safende para um desenvolvimento harmonioso e coordenado, a comunidade tomou a iniciativa de criar o seu primeiro orgão de governança comunitaria e primeiro do país.

Tem assento neste conselho os representantes das forças vivas do bairro, das associações e grupos informais do bairro, entidades com serviço / responsabilidades no bairro, numa logística de gestão partilhada.

O primeiro encontro deste conselho será no dia 08 de Novembro de 2020, pelas 16 horas no Espaço Aberto Safende.

O referido encontro terá como o objetivo principal a unidade e partilha de conhecimentos em prol do desenvolvimento comunitário do Bairro de Safende, onde iremos procurar formas de intervenção/resolução dos problemas dessa comunidade.

Face à última atualização do Diagnóstico Colaborativo de Safende, concluiu-se que a incapacidade de autogovernação comunitária interna tem sido a principal causa da perda de algumas oportunidades que foram surgindo no bairro. E que apesar dos safendenses terem dado mostras da sua capacidade de resistência e resiliência ao longo dos tempos, urge a necessidade de um trabalho coletivo mais colaborativo de transformação desta resistência e resiliência individual numa resistência e resiliência coletiva e comunitária. Todo o secretariado e articulação vem sendo garantido por um voluntários jovens e capacitados.

De recordar que o ano 2020 marca o primeiro 50 anos de Safende, um bairro a todos os titulos especial em Cabo Verde e que orgulha Praia. 

A Associação Comunitária amigos de Safende é uma pessoa jurídica de direito privado independente, sem fins lucrativos criada a partir da união dos moradores e amigos de Safende com o objetivo, entre outros, de reflectir em comunidade os principais assuntos da vida comunitária nomeadamente educação, saúde, segurança, desporto, arte, cultura, economia e coesão comunitária bem como organizar e centralizar as forças dos moradores e amigos da comunidade para representar de maneira mais eficaz interesses comuns dos moradores perante entidades parceiras nacionais e ou estrangeiras.   

Redação SO