BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

terça-feira, 24 de novembro de 2020

Publicado por SAFENDEONLINE | 14:12

 


Caro morador amigo 

Tens em mãos o diagnóstico comunitário actualizado 2020 (Click aqui para versão PDF), um instrumento importante, pertença de todos os Safendenses, que além de tentar traduzir, o mais fielmente possível, a realidade actual do nosso amado bairro, é um sinal forte de que o desenvolvimento comunitário é um processo.

A Associação comunitária amigos de Safende, contando com o suporte de parceiros que nos levam a sério, ao presentear os moradores e amigos de Safende, com esta actualização do nosso diagnóstico, neste ano de 2020 que celebramos 50 anos como bairro amado, quer reconhecer que o desenvolvimento comunitário não se faz apenas com actividades isoladas e por impulso mas sim deve ser algo organizado, planificado e com visão clara de quem somos e onde queremos ir. 

Este diagnóstico comunitário actualizado cumpre um dever de dialogar com os moradores sobre nossas forças e nossas conquistas e ao mesmo tempo o exerce o direito de reivindicar as autoridades locais, nacionais e internacionais que não se pode construir um desenvolvimento sustentável se a própria comunidade não for tida como protagonista principal e dona de facto do seu desenvolvimento.

Peço especialmente aos jovens estudantes secundários, aos universitários, aos professores, e nossos quadros e profissionais que sejam aqueles que vão ler com convicção e ajudar os que possam ter menos poder de leitura, para que todos possamos entender, apropriar-se e a partir desta ferramenta construir hoje o Safende que queremos para os próximos 50 anos.



Quero propor a todos que se unam a comunidade organizada na ACAS para trabalharmos projectos concretos para vencermos os muitos e interessantes desafios que nos faltam ainda para sermos um bairro desenvolvido e que garanta bem estar de todos os moradores, conforme muitas indicações encontradas no processo que culminou com este documento que é nosso.

Uma palavra especial ao amigo Redy Lima pela coordenação, que se estende a sua equipa e a todos quantos deram contributos que tornaram possível este trabalho comunitário.

Caro Safendense e amigo, continuaremos juntos, assumindo a nossa responsabilidade de ser um bairro referência na Praia e em Cabo Verde, com a mesma dedicação #TudoPaSafende

Saudações da zona + amada

Elisangela “Edzany” Silva

Presidente da ACAS