BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

segunda-feira, 9 de novembro de 2020

Publicado por SAFENDEONLINE | 15:31


Na tarde de ontem (08), aconteceu em Safende o primeiro encontro daquilo que prevê-se que seja uma instância de coordenação dos actores de desenvolvimento comunitário,  o primeiro  promovido no país, com participação de forças vivas internas e externas do bairro, em que a segurança, a saúde e educação comunitária foram consensualizadas como imediatos e prioritário.

A saúde, segurança e a educação esteve também definido no diagnostico colaborativo actualizado Safende 2020. Este espaço que de momento se nomeou conselho de governança comunitária coloca num dialogo mais aberto e fluido as forças vivas com responsabilidade na intervenção comunitária em Safende.

O órgão tem como objetivo principal a unidade e partilha de conhecimentos em prol do desenvolvimento do Bairro de Safende. Participaram no conselho 10 forças vivas do bairro como, associações, confissões religiosas e entidades com responsabilidade no bairro.

Uma das forças vivas que esteve presente na abertura do conselho, é o comandante de esquadra da Fazenda Luis Barros, que durante a reunião destacou a necessidade de identificar tipos de elementos existente na comunidade para saber qual tipo de intervenção fazer face a cada elemento. “É preciso articular” ressalta.

Neste sentido o membro da Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS) Bernardino Gonçalves, ressalta que este primeiro encontro do futuro conselho é um sinal de esperança. Acrescentando a necessidade de consciencialização por parte das lideranças, para que possam contribuir para que soluções boas e eficazes sejam encontradas.

Esta organização deve se a necessidade de um trabalho coletivo de transformação da resistência e resiliência individual numa resistência e resiliência coletiva e comunitária atentas aos processos de governação na comunidade.

Bernardino Gonçalves acredita que a reunião mostrou que em grandes questões as forças do bairro e no bairro estão de acordo. Acredita que lançou-se se sementes para se vencer o desconhecimento reciproco, a desconfiança e a incapacidade de trabalhar juntos.

O membro garante que da parte da ACAS vai estar implementando ações neste sentido.  “Cada um deve fazer compromisso pessoal e institucional de fazer melhor do que tem feito”.

“Acho que cada um que participou do encontro sentiu a necessidade de tomar como dele os assuntos mais graves do bairro. Mesmo a nível de cada individuo precisamos ajudar e responsabilizar os jovens também pelas suas atitudes e condutas que podem levar lhes a destruírem e a auto-destruírem-se. Ajudar cada jovem a ter ferramentas para fazer escolhas saudáveis e pela vida. O caminho e a vida não são fáceis, então podemos escolher não complicar ainda mais.” enfatiza  Dino, como é tratado no bairro de Safende. 

O membro da ACAS  deixa um apreço aos jovens que vem liderando este processo "é um sinal de que apesar da realidade dura destes dias temos jovens de Safende capazes de liderar qualquer processo comunitário e de que a historia de Safende se faz sobretudo com gente de Safende consciente e engajado” conclui . 

De referir que, a próxima reunião do CGM de Safende foi marcada para o dia 13 de dezembro no centro multiuso de Alto Safende.

 Eunice Marlize Borges