BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

quinta-feira, 19 de novembro de 2020

Publicado por SAFENDEONLINE | 09:46

 

Raynise Gonçalves ou simplesmente Yara como é habitualmente conhecida, de 21 anos de idade, frequenta o 4.º ano do curso de Direito.

Alto Safende, cidade da Praia é o lugar que a viu crescer. Ela faz o que gosta com sucesso e dedicação e não gosta de ficar parada. Gosta de criar, inventar e fazer coisas novas.

Quem se encaixa perfeitamente nessa entrevista é a Yara, uma artesã de mão cheia, muito talentosa e, acima de tudo, empreendedora. Esse é o espírito dela, ser profissional e tentar sempre aprender coisas novas e melhorar os seus produtos.



Confira a entrevista, e inspire-se para seguir sua paixão pelo artesanato.

Marlize Borges: Como o artesanato entrou na sua vida?

Raynise Gonçalves: Desde sempre tinha uma curiosidade meio espontânea. No início gostava de escrever e criar coisas na minha mente, depois comecei a exteriorizar e a imaginar porque não começar a criar algo diferente com as minhas mãos? Sempre que chegava o mês de março via tantas flores, daí surgiu-me a ideia de começar a fazer flores para dar de presente.

 

MB: Quais são suas fontes de inspiração?

RG: Penso que a arte é uma coisa que em si chama as pessoas para ela, em conclusão a arte é uma fonte de inspiração. Trabalhar com arte não precisa de uma única inspiração, porque estar nessa área é começar a fazer coisas diferentes, portanto cada peça é uma inspiração

 

MB: Como você organiza o seu tempo?

RG: Bom, antes de entrar na universidade já tinha começado a explorar o mundo da arte, já tinha começado a criar coisas novas para mim, sempre que via alguma coisa tinha vontade de fazer um outro para mim, porque sempre acreditei que era capaz de fazer com as minhas mãos, coisas mais bonitas do que as que via. Desde quando estava no liceu já tinha começado a criar, mas profissionalmente foi quando iniciei a universidade.

Quando gostamos de algo sempre fazemos tempo para ela. O Direito é um amor para mim e a arte também é, e sempre consegui conciliar os dois, até agora está a ser na maior tranquilidade.

 

MB: Como é o seu processo criativo?

RG: Primeiro lugar é a idealização. É muito importante ter um pré-projeto programado na mente, porque o artesanato depende muito da nossa idealização, no final temos algo que criamos na nossa mente e exteriorizamos.

 

MB: Que dicas importantes você daria hoje para alguém que está começando a trabalhar com artesanato?

RG: Quando és iniciante tens ainda mais força de vontade. Em primeiro lugar é amor e segundo é força de vontade.

 

MB: Qual é a maior dificuldade em fazer artesanato?

RG: Mercado, valorização, e dificuldade em encontrar material, porque no nosso país tem défice de material. Artesanato apesar de atualmente ter muitas pessoas a fazer, mas há um tempo atrás era algo muito difícil e as pessoas não dão o devido valor ao artesanato.

 


MB: Quais os tipos de artesanatos mais procurados?

RG: Trabalho com madeira, faço flores, produtos para decoração, acessórios para crianças. De todos eles os mais procurados são os artigos para decoração como candeeiros e centros de mesa.

 




Se você se tem o interesse de conhecer o que a Yara faz, visite o site https://www.facebook.com/Rainyse

 

                               EMarlize Borges