BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Publicado por SAFENDEONLINE | 11:57


Hoje é sexta-feira 13, um dia que na cultura popular está ligada a azar e a má profecia. E, num ano como 2020, com a pandemia do novo coronavirus a crise econômica mundial e outras problemáticas, como é que se encontra o espírito dos safendenses nesta sexta-feira?

Para umas pessoas, como a senhora Ana Tavares de 65 anos, é uma sexta feira como qualquer dia da semana além do mais, conta que não acreditar em azar “Como cristã acredito na bíblia, não nas crenças”.

 Neste ano são duas sextas-feiras 13. A outra foi em março, no mesmo mês que o coronavirus chegou em Cabo Verde. Em 2021, pelo menos, será apenas uma data como esta, no mês de agosto.

 O jovem Natalino Mendonça, conta que desde pequeno ouviu histórias de sextas feiras 13 como sendo dia de azar, entretanto afirma que com 25 anos de idade nunca ter passado algum constrangimento em nenhumas sextas feiras 13.

 Muitas pessoas conhecem algumas crenças das sextas 13. Segundo consta, Jesus teria se encontrado com os 12 apóstolos em uma quinta-feira para uma ceia, num total de 13 pessoas. Uma dessas pessoas era Judas, o traidor de Cristo. Ele é considerado o décimo-terceiro. No dia seguinte em que ocorreu a crucificação de Jesus, teria sido uma sexta-feira. Hoje, a data é conhecida como Sexta-feira Santa.

 Sextas-feiras 13 ocorrem sempre que o primeiro dia do mês cai em um domingo. No ano seguinte, será somente em agosto de 2021.

 Há ainda outros fatos associados à cultura cristã, que associam o 13 e a sexta-feira como um dia de má sorte: o número 13 é indicado como a "marca da besta" no Livro do Apocalipse

 Já noutros países o número 13 são vistos com bons olhos. Assim, na Índia o 13 é um número religioso muito apreciado os pagodes hindus apresentam normalmente 13 estátuas de Buda. Na China, não raro os místicos dos templos são encabeçados pelo número 13. Também os mexicanos primitivos consideravam o número 13 como algo santo; adoravam, por exemplo, 13 cabras sagradas. Já para a civilização cristã nos Estados Unidos, o número 13 também é bem visto, pois totaliza os estados que inicialmente constituíam a federação norte-americana.

 Apesar das crendices, esse dia no calendário é um mito que o cinema aproveitou para promover filmes, como “Sexta-Feira 13”.

 Contudo nota se que nem tudo ligado à data tem caráter negativo, dependendo do ponto de vista de cada um. Seja qual for o acontecimento, a 13 não deixa de ser uma sexta qualquer, o melhor dia da semana para quem tem folga.

 

 

 

E Marlize Borges