BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Publicado por SAFENDEONLINE | 14:55

 

20 de janeiro: Dia dos Heróis Nacionais recorda a morte de Amílcar Cabral

 

Nesta quarta, comemora se o dia dos Heróis Nacionais em Cabo Verde, data que assinala o aniversário da morte de Amílcar Cabral em homenagem aos que lutaram pela independência do país.   

 


Amílcar Cabral nasceu a 12 de setembro de 1924 em Bafatá, Guiné Bissau, filho de pais cabo-verdianos, Juvenal Cabral e Iva Pinhel Évora. Cabral foi poeta, agrónomo, e “pai” da independência conjunta de Cabo Verde a 5 julho de 1975 e Guiné-Bissau oficialmente a 10 setembro de 1974.

 

Cabral foi educado em Cabo Verde, mas depois foi para a faculdade em Lisboa, Portugal. Enquanto esteve lá, iniciou protestos estudantis contra o controlo de Portugal sobre as colónias africanas.

 

Na década de 1950, Cabral regressou a África e organizou um movimento de independência para Cabo Verde e Guiné-Bissau. Mais tarde, ajudou a criar um movimento similar em Angola.

 

A 20 de janeiro de 1973, o fundador do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGCV, atual Partido Africano da Independência de Cabo Verde — PAICV) Amílcar Cabral foi assassinado na Guiné-Conacri.

 

 

EMarlize Borges