BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

quinta-feira, 28 de janeiro de 2021

Publicado por SAFENDEONLINE | 18:36

 

Tatan, de nome completo Adalberto Emiliano Gomes Varela, de 32 anos de idade, morador da comunidade e que atualmente reside em São Vicente, foi reconhecido como o vencedor da URDI 2019 por ganhar o prémio “Djoy Soares” na categoria de inovação e por adotar um outro tipo de conceito de arte, que é arte marinharia, onde que nó é a essência de arte marinharia, a partir dali transformou em artesão, no ano 2020 participou no concurso design “loss-de-guia 2020” juntamente com os arquitetos/designers da ilha de São Vicente.

Foi este o ponto de partida para uma conversa com o Tatan (que é o nome apelidado  amigos) e que nos levou a conhecer um pouco do seu percurso de vida.

 



Percurso de vida

“O meu percurso de vida iniciou em 2007 quando fui estudar na ISECMAR para fazer o Bacharelato em Engenharia Mecânica e passei três anos a estudá-lo. Com o passar do tempo, entrei na vida militar (Atuar nas forças armadas, da Marinha) para fazer o curso de fuzileiros navais e tive mais três anos na Guarda Costeiras de Cabo Verde” disse Adalberto.


Durante estes três anos na Guarda Costeira de Cabo Verde, Adalberto afirmou que teve a oportunidade de fazer duas formações, a primeiro foi de um ano em Mecânica e Tubos na CABNAVE_Estaleiros Navais de Cabo Verde, a segunda foi fazer o curso de “Marinheiro para a Marinha Mercante”.


Posteriormente, segundo Adalberto, encontrou a companhia holandesa (Marlow Navigation, Netherlands) e daí trabalhou em barcos de longo curso, aproveitando para viajar para a Europa e África.

 

Experiência profissional

Adalberto que é um profissional da área do turismo e da arte, exortou que exercer o trabalho de artesão é muito vantagioso, uma vez que trabalha por minha conta própria, leva pouco sol e trabalho de maneira conveniente.

 

Contudo, por ser um profissional da área de turismo e arte, criou a sua Microempresa há um ano e foi denominada de Turimart   que opera em área de Turismo e Arte Marinharia.

 

Adalberto Varela assevera que a maior dificuldade do momento foi a chegada da pandemia covid-19 que tem abalado mundo inteiro, em particular a si mesmo, a nível de turismo e da arte

 

 

Projeto do Adalberto com a Associação Comunitária Amigos de Safende

Adalberto Varela, juntamente com a Associação tiveram a ideia de implementar questões a nível de design, arte, artesanato que é introduzir alguns trabalhos de “Macramé”, especificamente cadeiras de macramé, tapetes, Biombes, penduros de plantas e trabalhos de adornos. Entretanto pretendem implementar a ideia de arte em Safende, essencialmente, implementar a ideia de sustentabilidade, inclusão, ecologia e acima de tudo a economia.


Já, depois da implementação, criar produtos ou pacotes turísticos que vão garantir a sustentabilidade a partir de plataformas de reserva nomeadamente Airbnb, Booking.com, Tripadvisor, Expedia entre outros, a fim de promover este produto para o exterior no âmbito de receber visitantes/turistas da área de investigação, (a nível de sociologia, psicologia, antropologia, design, arquitetura, segurança, amantes de artes e entre outras áreas afim).

“E um dos objetivos é trazer este produto para a comunidade, englobando turismo comunitário sempre em um conceito de arte e turismo , como uma forma de intervenção urbana” frisou Varela, acrescentando ainda, que o principal propósito da criação de “Rua d`arte” é utilizar esta mesma como um “Cartão Postal ou Marketing de Promoção do Bairro”.


Ressaltou ainda, que logo após a conclusão desta ideia, o que resta é traduzir este conhecimento para crianças e adultos do bairro ou para quem se interessa realizando oficinas de artes, artesanato e design.


Sonho/ objetivo

Neste momento em que se encontra inscrito na escola do mar em São Vicente no curso de ciências náuticas de pilotagem, varela assegura não sentir totalmente realizado, porque sonha ter uma formação de oficial de marinha mercante que é ciências náuticas de pilotagem.

 

Enalteceu o Adalberto Varela, que o seu objetivo é seguir sempre com esta linha de pensamento de arte marinharia e design, sem esquecer de ser Capitão Longo Curso da marinha mercante no futuro.


Rita Mota Ramos