BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

sábado, 30 de janeiro de 2021

Publicado por SAFENDEONLINE | 23:09


 

O trabalho comunitário propõe o empoderamento do colectivo para se alcançar o desenvolvimento harmonioso da comunidade. Por si só é sustentável tendo em conta que se baseia no facto de a comunidade ser sempre sustentável e se alimentar das forças e recursos comunitários prioritariamente, dando especial atenção as PESSOAS.


No trabalho comunitário "ki bali propi" se constrói e se baseia no pressuposto inseparável: Pessoas, Processos e Resultados.

Consegue através de uma proposta intensa e consciente de promoção da auto-estima colectiva - da comunidade - levar os moradores a acreditarem que o bairro é possível. 

A experiência do trabalho comunitário em Safende nas últimas décadas nos aponta que:


i. É difícil a animação / mobilização comunitária. Exige competência, crença e sobretudo questionar se sempre: onde e como posso melhorar? 

ii. A Intervenção comunitária é trabalho de agricultor. Exige a coragem de lançar sementes sem garantias de que veremos os frutos. Lançar sementes e cuidar das sementes lançadas!

iii. O trabalho comunitário é uma questão fundamentalmente de amor. Amar para fazer e fazer amando.

É a via sustentável. Fazendo assim aumentamos as chances de dar certo. Em Safende antes do mundo através da ONU concluir que uma agenda global local só se torna efectiva local global  se focada nas pessoas comprometendo se a não deixar ninguém para trás, dizia, o bairro amado já compreendia que a agenda real comunitária não deve deixar nenhum morador para trás. É a proposta possível e belo do trabalho, da intervenção de base comunitária.
Dino Gonçalves