BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

terça-feira, 5 de janeiro de 2021

Publicado por SAFENDEONLINE | 10:41

 



O ano de 2020  revelou-se um período difícil para o mundo. As estatísticas, cada uma pior do que a outra, confirmam um ano doloroso resultado de uma pandemia que com consequências muito para além do aspeto sanitário, adoecendo inclusive as maiores e mais resilientes economias e expondo ainda mais as fragilidades económicas, sociais e organizacionais dos países mais a sul, sobretudo os países africanos. Por aqui em Safende, não foi diferente.

Cruel coincidência que esta pandemia tenha surgido no contexto de um ano que deveria ser de festa e de celebração dos, 50 anos do surgimento do nosso Bairro Amado. Em vez, as perdas se adicionam e reforçam o sentimento de um ano quase perdido em vários aspetos.

 Foi o ano que tivemos maior número de sempre de jovens vidas ceifadas, vítimas de mortes violentas nas nossas ruas. São eles, Lay, Manu, Djalo e Gil. Acresce a esta dor o facto de que dois destes episódios trágicos tiveram como autores dois jovens do bairro, que agora ocupam a cadeia central.

Foi o ano também em que perdemos uma jovem mãe que deixou bebe recém-nascida; Safende, também ainda chora o desaparecimento físico de dois outros jovens, um resultado de uma acidente de trabalho e outro vítima de um acidente rodoviário quando regressava de mais um dia de faina.

O ano de 2020 levou com ele ainda muitos idosos do bairro, para citar alguns; Nhu Jaime, Nhu João, Dico de Fati, Morreira, esta depois de uma aparente simples queda . Infelizmente, foi o ano em que Safende continuou a registar baixas na nossa incessante guerra contra o álcool e as drogas que continuam a assolar e a destruir famílias, entre recaídas ao vício e à criminalidade e, inclusive a cárcere para alguns mais desafortunados. É muita dor!!!

No que tange ao COVID-19,   acresce à dor coletiva deste 2020 os efeitos da pandemia e do Estado de Emergência a  a fazerem muitos cidadãos aflitos na busca por assistência alimentar. Não será exagero afirmar que em 2020 pairou sobre muitas das nossas famílias  o espetro da fome, trazendo à memória outros horríveis episódios de uma história que julgávamos tão distante…

Foi duro ver pessoas acostumadas a trabalhar e a merecer com muito suor cada pedaço de pão a serem obrigadas a depender de assistência alimentar. Aliás, 2020 foi tão mau que após 3 árduos anos de seca, quase que os praienses e os “safendenses” em particular amaldiçoaram o dia em que a chuva voltou, tamanhos foram os estragos causados pelas chuvas de outubro, com  algumas famílias a quase perderem seus lares e poucas posses que detinham. Foi uma grande desgraça. Inegavelmente!

Felizmente, não  só de desgraças  se tratou o ano 2020. Já dizia o ditado… é na escuridão que brilham as estrelas. Pois, foi neste contexto horrível que vimos cidadãos de Safende a abrirem suas casas em tempo de covid19 para acolher moradores que ficaram sem local para passar a noite; foi neste 2020 que uma moradora abriu mão da sua cesta alimentar a favor da vizinha que ela julgou estar em situação mais difícil; foi neste 2020 que safendenses residentes e na diáspora mobilizaram recursos para acudir ao sofrimento de outros safendenses menos favorecidos; foi em 2020 que muitos bravos safendenses correndo risco de contrair e ou propagar o vírus deixaram suas casas para comprar, embolsar e entregar assistência alimentar e higiénica a outras famílias mais necessitadas do bairro;

Em 2020 os safendenses provaram a sua solidariedade, também com vários incríveis jovens a oferecerem o seu voluntariado a favor do bairro, dia após dia, sem garantia de salario ou subsidio; foi nesta oportunidade que Safende criou e disponibilizou aos seus moradores  um aplicativo personalizado, com a missão de facilitar a solicitação e entrega de auxílios.

Foi 2020 o ano em que mais se mobilizou recurso popular a favor de Safende; foi neste momento que uma empresária fez o maior investimento privado no empoderamento dos moradores em Safende; é neste difícil ano que a equipa do mapeamento comunitário concluiu o diagnóstico colaborativo atualizado, um instrumento de barganha fundamental para o bairro. 

Foi neste ano de 2020 que formamos o maior numero de jovens em Safende; foi nesta situação que erguemos um serviço de acompanhamento escolar informal no bairro, a  abranger crianças e a envolver os adultos e jovens da comunidade; foi neste ano que criou-se, como nunca antes visto, oportunidades de estágios profissionais e desenvolvimento de jovens quadros do bairro.

Foi a primeira vez que Safende recebeu o lançamento de uma empresa e uma plataforma, de serviços liderados por jovens do bairro, por sinal a única do género em Cabo Verde; foi neste ano que deu-se acesso free e ilimitado aos moradores à rede net; 2020 foi o ano em que recebemos a  primeira jovem do bairro a formar-se numa academia militar.

Conseguimos neste ano lectivo o maior ingresso de alunos no ensino superior pela via de uma parceria; mais uma vez resistimos  às diversas tentativas vergonhosas dos partidos políticos de assaltarem o processo comunitário associativo para fins eleitoralistas;

2020 fica marcado pela ousadia ”Smart Safende” que permitiu conectar mais a comunidade e dar maior organização e visibilidade ao Safende digital; foi nesta situação difícil que lançamos o ambicioso processo de formar e informar para proteger Safende da Pandemia, com animadores capacitados por uma especialista enfermeira do bairro; fomos capazes de ousar um conselho de governança comunitária;

A finalizar o ano, Safende vibrou e regozijou-se com ascenção da jovem Evelise que tornou-se na pivot do Jornal da Tarde da Televisão Nacional. 2020 foi o ano de lançamento  da #KazaDamizadi,  um espaço verdadeiramente da comunidade, liderado pela comunidade, que vive, conhece e faz o dia-a-dia comunitário!

É isto, Safende2020, onde abundou a desgraça superabundou a graça. Provamos ser um bairro resiliente e resistente. E não estamos satisfeitos! Queremos e sentimos que podemos fazer mais. Que os moradores merecem mais! E este ano 2021 que se abre vai ser o ano da comunidade total. Todos os recursos tangíveis e intangíveis do bairro serão desafiados a estarem ao serviço dos moradores. Não pode haver dispersão inútil. Pois o potencial de Safende zona amada é ilimitado e não se pode tolerar laxismo ou conformismo. Seremos para sempre Safende, o bairro que se impôs pela saudável rebeldia, pois a comunidade é a materialização concreta das lutas e resistências e conquistas dos moradores.


Dino Gonçalves