BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Publicado por SAFENDEONLINE | 10:20


 

Os Formandos em museologia do bairro de Safende visitou esta terça, o museu Etnográfico da Praia, âmbito da parceria entre o Instituto do Património Cultural (IPC), através da Direção dos Museus e a Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS) com vista na criação do Museu Comunicação.

 


Os excursionistas visitaram peças que narram o quotidiano do povo de Cabo Verde. Desde os utensílios usados na agricultura e pecuária; peças de olaria; tecelagem; como vestuário, que estavam na exposição.

 


O formando Adalberto Varela assegura que, a visita foi muito interessante. Acrescentando que aprendeu as técnicas e procedimentos a nível de museu/museologia, nomeadamente o conceito de museu em si, a abordagem museológica e historia de museu etnográfico da cultura Cabo-verdiana.

“Tendo em conta a tudo o que foi transmitido na teoria com a visita senti o conceito de museologia e museu de perto e mais na pratica “explica.

 

O mesmo avança que, passou a conhecer alguns elementos materiais sobre a cultura de Cabo Verde como, missagra, historia a volta do pano de terra e da diferenciação do Design do pano de terra da ilha de Santiago.

 

O Museu Etnográfico da Praia foi inaugurado no dia 27 de novembro de 1997 para albergar o espólio etnográfico recolhido pelo então Instituto Nacional da Cultura (INAC), durante os anos de 1992 a 1995, nas ilhas de Santiago, Santo Antão, Boavista e Brava.

 


Fica situado na rua 5 de julho, atual Rua Pedonal, num edifício que devido às suas caraterísticas arquitetónicas pode ser enquadrado no século XIX. É um museu cujo acervo representa a vivência e o saber-fazer do homem cabo-verdiano.

O Museu Etnográfico da Praia tem como missão recolher, conservar e perpetuar a herança cultural. Ele é também por natureza um espaço de lazer e, fundamentalmente, um espaço de partilha e aprendizagem.

 

EMarlize Borges