BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

quarta-feira, 13 de janeiro de 2021

Publicado por SAFENDEONLINE | 09:59

 

O Dia da Liberdade e da Democracia assinala-se hoje, quarta-feira 13 de janeiro que já é feriado nacional, é uma data representativa para Cabo Verde, já que foi o dia em que foram realizadas as primeiras eleições multipartidárias no país.


Neste sentido, a Associação Comunitária Amigos de Safende auscultou dois jovens com opiniões diferente sobre o dia da Liberdade e Democracia.


Ailton Furtado, aluno universitário, disse que é fácil falar de liberdade e democracia, no entanto, muitos ainda não conseguem expressar aquilo que sentem e que lhes inquietam por medo de serem censurados ou penalizados.


Já o Xavier Correia, exortou que o que falta para melhor e reforçar a democracia cabo-verdiana é o diálogo e a compreensão entre os partidos políticos, uma vez que, a maioria deles são corruptos e não pensa em coletivo, mas sim individualmente. Portanto, o mesmo afirmou que caso apostarem numa boa educação e civismo Cabo Verde terá muitos ganhos.

 

Neste dia, realiza-se conferência no âmbito das atividades que assinalam o dia 13 de janeiro, Dia da Liberdade e da Democracia e conta com a participação da Câmara Municipal da Praia para a tradicional Corrida de Liberdade.

 

No dia 13 de janeiro de 1991 assinalou a data das primeiras eleições livres em Cabo Verde, dia da “Liberdade e Democracia”

 


Rita Mota Ramos.