BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Publicado por SAFENDEONLINE | 23:50


 

Sua Excelencia Sr Ministro da cultura

Senhoras e Senhores, ilustres convidados, especiais moradores do Bairro amado e caros formandos.

Estamos alegres pela presença de cada um de vós aqui hoje.

Sejam Benvindos a Zona Amada.

 

Sabemos que nao é todos os dias que vem um ministro ao nosso bairro. Nao é comum que um ministro venha a Safende abrir um curso.  Um curso sobre gestao de museu em Safende soa estranho aos ouvidos mesmo dos mais sonhadores.

Mas é verdade. Hoje arrancamos em Safende mais uma etapa deste processo que comecou a ganhar forma em fevereiro 2020. Mas esta realidade comecou antes. Muito antes.

 

Safende foi o primeiro boka fumo de Cabo Verde (é algo que nao nos orgulha mas é um facto).

Safende foi primeiro bairro e talvez unico bairro que fez um levantamento contra o trafico. Safende alberga a primeira mesquita de Cabo Verde.

Safende é unico bairro que tem 3 reconhecimentos e premios nacionais.

Safende possui ja 3 diagnosticos comunitarios.

 

Safende é o unico bairro em que listamos nossas 10 dez maravilhas.

Estas e outras razoes confirmam que temos uma historia a contar. Temos pessoas dispostas a transformar este processo em oportunidade de emprego e rendimento para os moradores. Mais do que isso. Queremos que a nossa luta, resistencia e resiliencia seja contada fielmente aos nossos filhos, aos filhos dos nossos filhos e a todos quantos desejarem saber o que custou ser o Safende que vos acolhe hoje.

Garanto que como Safendense, como coordenadora da #KazaDamizadi, com o acompanhamento do IPC, que somos gratos por acreditar neste proceso connosco, daremos nosso melhor para que num futuro proximo o museu comunitario de Safende entre no itinerario dos museus de Cabo Verde e do mundo a ser visitado apreciado e vivido.

Muito obrigado à todos e bem haja.

Viva Safende, viva as pessoas de Safende.