BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

segunda-feira, 25 de janeiro de 2021

Publicado por SAFENDEONLINE | 17:02

 


A Associação Comunitária Amigos de Safende em parceria com a Associação São Jorge Finkadu promoveram uma visita e uma conversa aberta com os jovens, ontem domingo, 24, à São Jorge dos Órgão, com intuito de proporcionar um intercâmbio entre as duas associações.

São Jorge dos Órgãos é uma vila do interior Sul da ilha de Santiago, em Cabo Verde, que pertence ao concelho de São Lourenço dos Órgãos.

É também muito conhecida por ter muita potencialidade nomeadamente, Lemba Lemba em Longora, Jardim Botânico, Capela de São Jorge, Miradouro, INIDA por ser um importante centro de pesquisa agrária, que alberga um dos polos da Universidade de Cabo Verde.

Entretanto, esta visita teve como foco principal estimular/ possibilitar trocas de ideias a nível de Inclusão Social e não só, como também conhecer os pontos fortes da localidade.

A priore foi feita uma conversa aberta com os jovens, onde cada um partilharam as suas ideias a respeito do poema intitulado “Ivictus” do autor Wiliam Ernest Henley, em que nela o Nelson Mandela se inspirou para esquecer as frustrações de se viver preso por vários anos.




Depois de uma tarde de convivência, prosseguiu-se com um passeio em Longueira, para visitar a Esplanada Lemba Lemba, que é um espaço verde que proporciona o turismo rural, parque de campismo e funciona como restaurante, bar, com especiarias “terra a terra”. De seguida, uma rápida paragem na “Fornadja” e por fim

o rumo foi para KazaDamizadi-Safende-Praia.

É de salientar que esta visita foi memorável para todos os que nela participaram.

A Associação São Jorge Finkadu é um movimento criado por jovens de São Jorge dos Órgãos com a finalidade de trazer à localidade diversos projetos em prol da sociedade, acrescentou ainda que se sentiu honrado por receber esta visita, pelo facto da ACAS, ser tão falado positivamente.



Já Associação Comunitária amigos de Safende, foi criada a partir da união dos moradores e amigos de Safende com o objetivo de refletir em comunidade os principais assuntos da vida comunitária nomeadamente educação, saúde, segurança, desporto, economia e coesão comunitária, bem como organizar e centralizar as forças dos moradores e amigos para representar de maneira mais eficaz interesses comuns dos moradores perante entidades parceiras nacionais e ou estrangeiras.




Rita Ramos