BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

quinta-feira, 7 de janeiro de 2021

Publicado por SAFENDEONLINE | 09:55

 

“A delinquência juvenil tem-se tornado num problema muito grave e com consequências preocupantes na sociedade nos últimos anos. Em grande parte dos espaços públicos, foram instaladas câmaras de vigilância, com o objetivo de combater o crime”.



A população vive com o credo na boca. O sossego parece já fazer parte da história. Os tribunais conhecem cada vez mais casos de furto, posse de armas e de drogas, agressão e abuso sexual praticados por jovens que ainda não atingiram a idade adulta.

O fenômeno é global e antigo, mas, em Cabo Verde ganhou um termo próprio “kasubodi” praticado pelos denominados “tugs” e não só.

A delinquência juvenil é o resultado da combinação de vários fatores de risco e de falta de respostas em termos socioeconómicos. Ela ocorre em todas as sociedades, onde os valores negativos de violência, agressão, competição acirrada e o consumo, se encontram impostos sobre os valores supremos da sociedade, como a tolerância, a solidariedade e a justiça.

Os comportamentos antis-sociais praticados por menores que se presencia no país continuam na ordem do dia dos Safendenses e, aparentemente sem um fim à vista.

Talvez por existir cada vez mais informação sobre as práticas destes jovens, na sua grande maioria inadaptados ou simplesmente necessitados de bens essenciais, aparecem agora vozes que tentam sensibilizar a opinião pública para a solução desta questão, tarefa tremenda quando não existe vontade nem sensibilidade por parte dos sucessivos Governo e das outras instituições competentes.

 

No segundo encontro do Conselho de Governança Comunitária, realizado no passado 13 de novembro, em Alto Safende o comandante Luiz Barros, definiu a Segurança como sendo um estado de normalidade que permite um ser humano usufruir dos direitos enquanto cidadão.

“Temos vários problemas ligados a questão de segurança, e até este momento posso dizer que falar da segurança é falar de insegurança, isto porque, nunca vamos conseguir viver numa segurança plena” sublinhou o Comandante.

Neste seguimento, o mesmo disse que não se pode falar da Segurança sem falar da violência e da Criminalidade, uma vez que são três aspetos que coloca em causa a normalidade da sociedade.

No que diz respeito as causas que motivam a criminalidade, o mesmo sublinhou a pobreza, a exclusão e desigualdade social, falta de oportunidades, ganancia, a impunidade, o desemprego, abandono escolar, fácil acesso as armas, vida de cidade e entre outras.

Educadores explicam o fenômeno

Segundo a mãe e educadora Marlene Barbosa “os adolescentes, geralmente, acabam por tomar atitudes por conformismo ou obediência, ou seja, por pressão social direta ou indireta do grupo a que pertencem. Uma pessoa acaba por mudar o seu comportamento para seguir as crenças e os valores desse mesmo grupo”.

Marlene Barbosa explica ainda que “nestes casos, na educação de todos os seus filhos sempre tentou resolver as coisas da melhor maneira, sem pressionar, porque no início o adolescente acha que está a ter os comportamentos corretos, e se o pressionarmos ou tentarmos resolver as coisas de uma forma menos correta, pode originar a revolta do adolescente, e só piorar as coisas”.

De acordo com Cardoso (2012) “à força de tanto presenciarem comportamentos recrimináveis pela sociedade (tráfico de droga, resolução de conflitos com recurso à agressão, furto, delinquência juvenil), os pré-adolescentes oriundos de meios problemáticos têm uma grande dificuldade em falar do bem, ou de sequer tentar seguir outro caminho que não o da criminalidade”.

Para a psicóloga Maria Gomes “na delinquência juvenil o principal foco é o indivíduo e a compreensão dos seus comportamentos. Delinquência juvenil é comportamento antissocial, ou seja, todo o comportamento em que o indivíduo viola as normas do sistema social. Não aceita os códigos de conduta e de ética que a sociedade exige e trata de fazer cumprir”.

Maria Gomes salienta que “podemos dizer que quando um indivíduo tem pouco controle do seu problema, e tem mais probabilidade de passar para a delinquência juvenil”.

Para a psicóloga, a família tem um papel relevante nesse conceito porque se ela for desestruturada, onde não existe respeito pelos pais ou um clima de afeto, maus tratos, isso condiciona para com essa criança se possa tornar num jovem sem orientação dentro da família e nem preparada para lidar com os seus problemas acabando por procurar lá fora mecanismos de satisfação.

Maria Gomes aconselha aos que lidam com os adolescentes a ter grande atenção. “Não vale a pena reprovar a maneira de vestir ou de pentear do adolescente; não dizer ao adolescente que tem maus colegas, não vai mudar de opinião relativamente aos seus colegas, pelo contrário, protege-os. Nunca se deve argumentar, dizendo que o adolescente em grupo faz coisas que sozinho não teria coragem de fazer”.

A delinquência atinge, seu ponto máximo entre os 13 e 15 anos de idade, pois, é um período no qual o menor tende particularmente a se relacionar com os outros colegas da mesma idade na qual se sente desafiado a praticar tudo o que os outros fazem para se sentir igual aos outros. A sociedade cabo-verdiana vive uma geração em que existem inúmeras festas onde proliferam as bebidas alcoólicas e, muitas vezes drogas.

Maria Gomes conclui chamando a atenção para a influência dos grupos em que se está inserido e que muitas vezes influencia os comportamentos que o indivíduo. Nem sempre as decisões ou atitudes que os adolescentes tomam, são por vontade própria, na maioria dos casos são influenciadas pelos amigos. Existem, também, casos em que estas decisões ou atitudes são obrigadas.

 

Vítima na primeira pessoa

Cristina Pereira afirma que foi assaltada 2 vezes nos últimos dois meses, à luz do dia. Acrescenta que desde então, teme por andar na rua com medo do que lhe possa acontecer. Considera que quase nenhuma zona da cidade da Praia é segura para se andar à noite por causa da violência e dos assaltos.

A crescente criminalidade e a impunidade têm como uma das consequências mais visíveis a sensação de insegurança e de medo na população que, cada vez mais, busca mecanismos próprios de proteção: grades nas janelas, portas trancadas, carros blindados, armas de fogo e sistemas de segurança privada fazem parte do quotidiano de uma parcela da população que busca se proteger a todo custo.

Esta forma de vida tornou-se numa espécie de rotina. Há coisas simples, mas também há situações complexas. E o combate à criminalidade é uma dessas situações complexas.  A delinquência juvenil é mais um desafio, a que os cabo-verdianos terão de continuar a enfrentar nos próximos tempos.

 

O jovem Wily Lopes, diz que não é de estranhar os atos de criminalidade no bairro, sendo que que há presença de muitas caras estranhas nunca visto antes, em que alguns são dos bairros. O entrevistado relata a preocupação em aumento de “kasubodi” principalmente em arredores de monte Gazela e arredores de chafariz, nunca antes visto.

Afinal de quem é a responsabilidade? As famílias? Ao governo, ou a sociedade?

 

A recuperação

Emerson Correia (nome fictício), um jovem de 25 anos, que há dois anos era visto como um delinquente, resolveu mudar de vida para se tornar numa pessoa melhor, buscando a melhor forma de corrigir os seus erros para dar à sua mãe orgulho de lhe ter como filho. Emerson afirma que ele é uma das vítimas da sociedade machista, que todas as suas irmãs se tornaram boas mulheres com bons resultados escolares porque tiveram pressão dentro de casa. “Eu sempre não tinha pai dentro de casa e nem presente na minha educação e quem mandava em tudo era eu”.

Lembre se, esta semana o bairro de Safende teve equipa do Policiamento Comunitário no terreno para o mapeamento das zonas de risco no bairro e identificar as possíveis causas do crime nessas áreas.

 

EMarlize  Borges