BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Publicado por SAFENDEONLINE | 14:13



Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS) contou hoje, 18 de janeiro, com a presença do Ministro da Cultura e das Industrias Criativas, Abrão Vicente, Diretora do Museu, Samira Silva, Presidente do Instituto do Património Cultural (IPC), Hamilton Jair Fernandes para a abertura da Formação de Técnicas de Gestão de Museu e de Património Cultural direcionada à jovens líderes do bairro de Safende.

 

Uma formação que acontece no âmbito de uma parceria entre o Instituto do Património Cultural (IPC), através da Direção dos Museus e a Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS) e que prossegue rumo a um Museu Comunitário.

 

Conforme informações avançadas pelo Ministro Abrão Vicente, esta ideia de ter um Museu Comunitário em Safende é uma ideia revolucionária, porque nem toda a cidade de Cabo verde tem um museu, nem todas as ilhas têm um Museu, portanto, o processo de criar um Museu é algo extremamente delicado, serio e minucioso.

 

“Para além do primeiro Museu Comunitário em Safende, podíamos pensar também em ter um primeiro arquivo digital do bairro, isto leva-nos a crer, que mais além a Associação venha receber uma visita do Arquivo Nacional para dar uma formação de como concetualizar um arquivo do “Bairro Amado” em Safende” frisou Vicente.

 

De acordo com a Coordenadora da Kaza Damizade, Maria Alves, esta iniciativa de formar jovens Safendenses e ao mesmo tempo abrir um Museu Comunitário em Safende é uma luta resistente e resiliente.

“Nós da Associação agradecemos o Instituto do Património Cultural, por acreditar neste processo (criar um Museu Comunitário), daremos o nosso melhor para que no futuro próximo o museu venha entrar-se no itinerário dos museus em Cabo Verde, a fim de ser visitado, apreciado e vivido”, exortou a Coordenadora.

 

Consoante Diretora do Museu, Samira Silva, sentiu-se desafiada pela Associação, que mostrou ter sonho de criar um museu comunitário, portanto, explicou que este desafio foi recebido com muito estima pelo facto de ser um pedido invulgar.

 

 “Associação Comunitária Amigos de Safende solicitou um apoio técnico para uma montagem de um museu comunitário e logo o IPC ajuntou-se a este projeto, visto que tínhamos previsto trabalhar com várias Associação Comunitária, sobretudo, como os Museus podem ser inseridos em comunidades e  quais as intervenções serão feitas. Foi nesta perspetiva que as duas instituições pretendem levar a vante esta iniciativa” afirmou a Diretora do Museu, Samira Silva.

 

 “Vimos que Safende tem uma história de intervenção, de luta que pode ser contado em um museu, então foi através desta, que acarinhamos a este projeto e estamos em contacto com a Associação a fim de desenvolve-lo” disse a mesma.

 

Esta formação acontece na Kaza Damizadi durante 10 dias e é destinada a jovens e líderes voluntários comunitários e será ministrada por técnicos e especialistas do IPC.

Rita Mota Ramos