BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Publicado por SAFENDEONLINE | 10:26

 


Cerca de 15 Jovens e adultos do bairro de Safende, cidade da Praia, iniciaram esta Sexta-feira, 15, uma formação em cooperativismo ministrada na KasaDamizade. O objetivo é de apoiar na criação de três cooperativas na área da costura.



A formação corte e costura está no quadro da parceria com COOP (Organização Internacional do Trabalho) e a ACAS (Associação Comunitária Amigos de Safende), dentro do projeto financiado por uma Igreja Italiana.

 

Conforme adianta a formadora Olivia Mendes, o primeiro dia da formação decorreu bem, com muita participação além disso foi muito participativo e com muita dinâmica. Mesmo a metodologia permite a participação mutua.

 

A formadora explica que a depois do processo da formação vem a fase da criação da cooperativa, depois a montagem de um ateliê de costura decorativa e costura tradicional.

 

Samira Semedo diz que a formação é bastante importante, e o que a motivou a inscrever na formação é a curiosidade e porque quer aprender cada vez mais e aproveitou pela primeira vez a oportunidade nessa área.

 

Diferente da Samira, a Ana Semedo tinha feito uma formação em artesanato na Igreja Assembleia de Deus. Na perspectiva de driblar o desemprego fez a inscrição na área de corte e costura. “ Acho importante para nos ajudar não só de uma forma financeira, mas na partilha do nosso conhecimento” ressalta Ana.  

 

Think.COOP ou simplesmente pensar uma cooperativa foi desenvolvida como uma ferramenta de formação de custo acessível e de utilização fácil para os que estiverem interessados em criar ou aderir a uma cooperativa, ou seja é uma orientação sobre o modelo de negócio cooperativo.

 

 

EMarlize Borges