BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Publicado por SAFENDEONLINE | 17:19


 

Na tarde de domingo, dia 13, o centro multiuso de Alto Safende, na Praia acolheu o II Encontro Conselho de Governança Comunitária com participação de forças vivas internas e externas do bairro. Os principais temas debatidos foram a segurança, a saúde e a educação comunitária e por fim a apresentação do projeto smart Safende.



 

No que diz respeito à segurança, o comandante da esquadra da Fazenda Luis Barros, assume que inicialmente não teve o envolvimento com a comunidade, no entanto é algo que não foge a sua ideia. O comandante mostra uma vontade de trabalhar sempre de mãos dadas com as associações comunitárias, porque para ter sucesso tem a necessidade de envolver a comunidade.

 

Por sua vez a Diretora do Centro de Saúde de Ponta de Água Marise Lima, considera que a situação da saúde de um modo geral, o bairro de Safende não foge à regra de outros bairros, referindo que a doença que tem estado a aumentar são as doenças crônicas, como o diabete e a hipertensão.

 

Esta responsável garantiu que o centro de saúde de Ponta de Água, está a sair na comunidade para tentar diagnosticar qual é o problema do bairro e de uma certa forma resolver a situação.

“ Recentemente começamos a atender consultas de psiquiatria. Estamos de portas abertas as associações, para começarmos a trabalhar juntos na questão na prevenção” acrescenta Marise Lima.

 

Por seu turno a representante da escola de EBI, professora Lena ressaltou que o início do novo ano letivo com a pandemia a escola tinha algumas preocupações, no entanto com o tempo encorajaram, porque tinham que aprender a conviver com o vírus.

 

Por último, o encontro teve a apresentação do projeto safende bairro smart, pela engenheira Loide Monteiro. Neste contexto, a engenheira frisa que o objetivo do projeto é trabalhar para Safende ser um bairro inteligente.

 

Loide Monteiro, exorta que os possíveis resultados do projeto serão, melhorar nas competências das pessoas, aumentar o rendimento da comunidade e criar praças digitais, assim potencializando os jovens para o melhor uso da internet.

 

Recorde se que, a próxima reunião do CGM de Safende foi marcada para o dia 17 de janeiro na na Associação Comunitária Amigos de Safende (KasaDamizade).

 

                                                                           EMarlize Borges