BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

Publicado por SAFENDEONLINE | 09:46


Apesar do ano 2020 não ter sido bom, com o temor de aumento no número de casos de coronavírus em diversos países e com medidas de  restrições anunciadas pelo Governo, o Natal
 que é uma data comemorativa que simboliza o nascimento de Jesus Cristo, não passa em branco, uma vez que, desperta em nós alguns dos melhores sentimentos de amor, alegria, bondade,  generosidade, a união, a gratidão. 

Entretanto, a Associação Comunitária Amigos de Safende, saiu as ruas para visitarem algumas Igrejas para saberem qual o conceito dado a esta data, que comparação fazer do Natal anterior e do agora, sabendo que hoje com o aparecimento dapandemia, tornou se difícil continuar o mesmo.

 

Para a Igreja Católica, Natal tem um único significado, que é o nascimento de Jesus, que a  pouco de 2000 ano veio para a humanidade. É a encarnação do verbo ( Deus que quer fazer parte da vida do homem), Deus  em pessoa que assumiu a nossa natureza e morou no meio de nós abrindo portas para nos convidar a viver.

“Podemos observar muitas ações no Natal que pode ser considerado como Pagão, uma vez que,  neste dia há muito comércio e prendas que descaracteriza o Natal, porque o verdadeiro significado do Natal mesmo não vai ao encontro do que é feito  (comércio), pelo contrário, significa gesto de amor, carinho, atenção”. Assim, afirmou o Senhor Padre que  o ideal seria que o Natal fosse todos os anos e celebrado todos os dias.

Segundo o Senhor Padre Carlos Varela  várias atividades são feitas no dia do Natal, nomeadamente, a tradicional missa ,  uma visita feita as comunidades durante o dia para evitar a aglomeração de pessoas, e acima  de tudo, o Natal de idosos que que tem como objetivo reunir os idosos da paroquia para um gesto de confraternização, no entanto, neste momento não seria conveniente fazê-lo, assegurou o Padre.

Padre Carlos Varela deixa a sua mensagem a todos os cabo-verdianos de um modo geral, para todos os paroquianos de um modo particular e para todos os ouvinte, para que vivam num  momento de paz, alegria, amor  e que cada dia seja verdadeiramente Natal.

 

A Igreja Assembleia de Deus celebra o Natal todos os anos como é de costume, contudo disse o Pastor Yane Semedo explicou que, o objetivo não é o mesmo que das outras igreja, visto que, biblicamente que Jesus não nasceu 25 de dezembro.

“Nós sabemos e os estudiosos também sabem que segundo a bíblia Jesus não nasceu nesta época, porém celebramos o Natal não como nascimento de Jesus, mas sim como a salvação” exortou o Pastor Yane.

 

Yane adiantou,  que os crentes da sua Igreja não tem o habito de comemorarem o Natal como as outras pessoas celebram , como por exemplo, de mesa cheia, e presentear pessoas uma vez por ano, mas sim todos os dias.

 

“Tornou-se difícil prosseguir  com as atividades, principalmente as com crianças por cauda da pandemia que tem afetado não só a nossa Igreja em Cabo Verde, como também a Igreja do Brasil  que sempre apoiou o trabalho da nossa igreja sempre no Natal para que não passe em branco” frisou o mesmo.

Yane acrescenta ainda que em relação ao culto, a igreja anda a cumprir com as medidas imposta pelo governo e acima de tudo, o culto do Natal será assistida com numero de pessoas limitadas.

Pastor Yane Semedo deixa a sua mensagem aos crente e aconselha que cada um olhe para a salvação e aquilo que se encontra na bíblia  e manifeste amor todos os dias. 

 

Em direção a igreja Adventista do Sétimo Dia,  o Ancião Italdino da Paz, define o Natal como sendo” Cristo”. Neste sentido o mesmo afirmou que Natal sem Jesus não é Natal, dado que, no contexto do mundo, o significado do Natal foi levado a para um outro caminho, já a igreja Adventista celebra o Natal todos os dias, porque todos os dias Cristo nasce no nosso coração.

O Ancião ressaltou,  que na sua igreja não deixam esta data ,25 de dezembro, passar em branco, sendo que, a comemoração é feita todos os dias e neste dia como qualquer outro “Cristo nasce nos nossos corações” disse, incluindo ainda, que segundo o Apocalipse 3-20, “es que sua porta bato, se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei contigo,  isto é, de acordo com o Italdino, todos os dias cristo bate nos nossos corações e caso o homem abrir ele (Deus) trará a paz em cada um de nós.

“Devemos sempre presentar pessoas todos os dias, com um sorriso, carinho e gesto” assegurou o mesmo.

Conforme explicou Italdino, quando foi decretado o estado de emergência em Cabo Verde, a igreja agiu de acordo com as medidas propostas e para  o dia 2 de dezembro não foge a regra.

Para a Italdino da Paz, a igreja Adventista vem da palavra Advém, que significa pessoas que esperam a chegada do cristo. Neste seguimento o mesmo aproveita para deixar uma mensagem a todos que,  vivam o Natal com cristo, porque sem Cristo não haverá Natal, automaticamente não haverá a Paz.

Mesmo com as recomendações oficiais feito pelo Primeiro-ministro, José Ulisses Correia e Silva, no dia 15 de dezembro, sobre algumas medidas adotadas no quadro da época natalícia e do fim do ano, tudo indica que a maioria da população vai comemorar o Natal em família, com a tradicional ceia e troca de prendas, ainda que de "forma minguada" devido à crise financeira provocada pelo novo coronavírus - várias famílias estão sem rendimentos mínimos visto que perderam o emprego.




Rita Ramos.