BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Publicado por SAFENDEONLINE | 14:12

 


Os Bairros da Jamaica e São Paulo recebem de 19 a 20 de dezembro a iniciativa cada bairro o seu ODS. 

A iniciativa surge no quadro do intercambio e partilha do aprendizado realizado no bairro de Safende que apresentou a proposta de fazer com que os moradores conheçam, apropriem e adotem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no planeamento comunitário dos seus bairros e facilitar o alcance da Agenda 2030.

O início das atividades, suportadas pela Direção Nacional do Planeamento, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e pelo Governo do Grão-Ducado do Luxemburgo, através do Programa Plataforma para o Desenvolvimento Local e Objetivos 2030, foi marcado pela realização de um inquérito preliminar nos dois bairros com o objetivo de apurar o nível de conhecimento dos ODS o que revelou, no caso da Jamaica, que 58% dos inquiridos não ouviu falar dos ODS. Para o bairro de São Paulo a percentagem é de 50%.

Através deste inquérito foi ainda possível constatar que 65% dos inquiridos no bairro de São Paulo não sabem qual o significado dos ODS e em Jamaica a cifra é de 85%.

De modo a dar resposta a estes dados e melhorar o conhecimento comunitário dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável vai-se realizar nos dias 19 e 20 das 9h às 12h deste mês nos dois bairros o workshop “Konxi ODS” ou “conheça os ODS”, que vai reunir animadores comunitários para  conhecerem os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a sua origem e as metas preconizadas.




No bairro da Jamaica a atividade decorrerá nas proximidades do Chafariz e no bairro de São Paulo no campo.

Os Workshops que estão abertos a todos  são uma ocasião para se trabalhar a definição das prioridades de cada um dos bairros na implementação dos objetivos.

Para além deste workshop estão previstas nos referidos bairros um momento aberto aos moradores e parceiros para se fazer exposição dos ODS que decorrerá nos dias 26 e 27 de dezembro.

Jamaica e São Paulo serão o 4 e 5 bairro a receber esta iniciativa depois dos bairros de Castelão, Tira Chapéu e Safende.

A Agenda 2030, representa uma visão global que só será cumprida se efetivada a nível local com o envolvimento das cidades e pessoas que nelas habitam. O ODS 11 “Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis”, expressa esta vontade de trabalhar desde o local com uma dinâmica ascendente.

Tendo as pessoas como centro da Agenda 2030 e no âmbito da missão do Programa das Plataformas para o Desenvolvimento Local e os Objetivos 2030 a realização desta atividade, enquadra-se numa ótica de governança multinível que pretende contribuir para o empoderamento da cidadania e apropriação dos ODS por parte dos bairros da capital do país.

Redacção SO