BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Publicado por SAFENDEONLINE | 17:01

 

A Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS) junto com o ICIEG (Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género), realiza na próxima quarta-feira, 23, as 3 horas, na KasaDamizade em Safende, cidade da Praia uma palestra sobre “violência doméstica”.



Segundo os dados da Polícia Nacional (PN), fornecidos pelo ICIEG a violência baseada no género (VBG) aumentou 8 por cento (%,) de 267 para 289, durante os meses de abril e maio, sendo que a Cidade da Praia é, conforme os mesmos dados do ICIEG, a região com mais agressões (71).

 

Durante o período de confinamento social por causa do novo coronavírus, o ICIEG implementou várias ações para controlar a violência baseada no género e a violência sexual.

 

Uma dessas ações é a campanha "Bu ka sta bo só" ('Não estás só'), em articulação com a PN, centros de atendimento às vítimas e Ministério Público.

 

Outra campanha lançada em abril foi "Mascara-19", de denúncias de casos de violência doméstica e violência sexual, que veio juntar um número de envio de mensagens gratuitas e mensagens nos meios de comunicação e em várias outras plataformas.

 

                                                                EMarlize Borges