BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

quinta-feira, 10 de dezembro de 2020

Publicado por SAFENDEONLINE | 11:43


 O trabalho comunitário acontece e é muitas vezes processo comparável a agricultura. Aquela ciência que conta com boa dose de crença e qb de paixão. Fazer fazendo, errar aprender voltar a fazer.

O trabalho comunitário casa esperança activa de que as coisas mudarão (se mudadas!) com a persistência de eu até posso fazer pela comunidade mas deve ser a comunidade primeirar este fazer. Abre alas para a caravana e a capacidade comunitária florescerem. E nisto os profissionais devem ser tão profissionais quanto humanos  para que a verdade de que " a comunidade é a materialização concreta das lutas e resistências desenvolvidas pelos moradores" seja realidade.

Não poderemos ter real desenvolvimento comunitário se os processos comunitários não tenham um plano claro e exequível de serem os moradores a progressivamente tomarem conta do volante da condução da transformação comunitária. É assim porque é assim! Todas as forças são bem-vindas sim mas todas elas devem se obrigar a alinhar e caber na linha e suporte e não substituir… não se pode pretender gostar de nós mais do que nós nos gostamos!

Dito doutra forma toda e qualquer intervenção comunitária pra valer deve ter embutido nela o desejo de empoderar os moradores para a auto governação livre, consciente e eficaz. Fácil entender e fazer!

É assim que vai ser e é assim que estamos a fazer em Safende. Nós o povo de Safende vamos cantar um canto diferente para nós o povo de Safende, corda nha fidju, ciência, crença e paixão #TuduPaSafende!

Dino Gonçalves