BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Publicado por SAFENDEONLINE | 15:34

 


Em celebração ao dia internacional do voluntariado, comemorada anualmente a 05 de Dezembro, a Rede das Associações Comunitárias e Movimentos Sociais da Praia realizou o "joint/djunta mon", - Cada bairro um gesto.

 

Efectivamente Associações comunitárias de vários bairros da capital uniram-se neste final de semana para desenvolver uma ação voluntária nas suas comunidades, movidos pelo lema deste ano,  “Juntos podemos através do voluntariado”. Foram realizadas conversas abertas e palestras sobre voluntariado e temas diversos, entrega de donativos, exposições, campanha de limpeza e ornamentação, visitas domiciliares e assistência a pessoas vulneráveis, apresentações e convívios.

O evento foi a reedição do djunta mom realizado no dia 31 de outubro passado  Dia mundial das cidades em que vários bairros da cidade Praia promoveram acções concretas tendo como pano de fundo o lema “valorizando nos bairu na no sidadi”. As acções tinham sido desde conversa aberta, visita a idosos, campanha de limpeza, plantação de árvores, sessão cultural, protesto com colocação de cartazes, até marcha exigindo transportes públicos.

 


No entender da coordenação estas intervenções serviram de base para anualmente se marcar estas datas para monitorizar o nível de cumprimento do direito a cidade na cidade no seu todo, desafiando as organizações membros a procurarem manter estas reivindicações e acões no dia a dia para alcançar outros direitos a  cidade ainda por realizar e no caso do dia do voluntariado levar a cabo intervenções a bem das comunidades e reconhecimento dos bairros.

A Rede das Associações Comunitárias e Movimentos Sociais da cidade da Praia foi criada no âmbito da covid-19 e reúne 32 organizações formais e informais que actuam directamente nas comunidades e que desde o início da pandemia têm estado a intervir activamente nas comunidades.

Redacção SO