BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

Publicado por SAFENDEONLINE | 18:17


 

Comemora-se hoje, 3 de dezembro, o Dia Nacional da Morna. Entretanto a Escola da Musica MI SOL FA, em Safende tem como principal objetivo trabalhar a música tradicional cabo-verdiana e não só, como também aprender a tocar os diversos tipos de instrumentos que serve de caminhos para chegar a parte musical.

Janilson Moreira, musico, professor e produtor da escola MI SOL FA, frisou que a morna como qualquer outro estilo de musica cabo-verdiana, é muito especial e tem uma enorme riqueza, visto que os cabo-verdianos são os únicos a tocar e cantar este tipo de música. 

Segundo dados do Arquivo Nacional, diz que a tradição morna nasceu na ilha da boa vista e que a mais antiga é Brada Maria essa tradição plasma-se no que Eugénio Tavares diz na sua obra mornas cantigas crioulas.

Depois da boa vista a morna passou pelas outras ilhas, a mais velha morna da brava, cantada há quase 100 anos.

A morna traduz -se na grande sensibilidade do cabo-verdiano. A morna canta o amor, os ciúmes, a gratidão e a saudade. Muitos estudiosos dizem que os cabo-verdianos não conseguiriam viver sem a morna.

O Autor Manuel Ferreira, ao falar da origem da morna, salienta que todos têm defendido a génese crioula da morna e justifica que de tal modo a morna se plasmou na alma crioula e tão pronto responde os apelos emocionais do cabo-verdiano.

Em 11 de dezembro de 2019 a morna que é um género musical e de dança de Cabo Verde foi proclamado pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade.