BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

sábado, 12 de dezembro de 2020

Publicado por SAFENDEONLINE | 05:40

 


No dia 08 de novembro, pelas 16 horas foi realizado o primeiro encontro com vista a criação do  Conselho de Governança Comunitária, um espaço informal de colaboração comunitária, que reuni todos os membros e as forças vivas de Safende interessadas, nomeadamente as de Confeções Religiosas (Igreja Assembleia de Deus, Adventista do Sétimo dia, Comunidade Muçulmana de Safende e membros da Igreja Católica ), movimento Jovem pela Paz/CSE, Espaço Aberto Safende/AZM, Safende Tudora, Associação Comunitária Amigos de Safende (ACAS), Representante da escola EBI de Safende e o Representante da Esquadra de Fazenda.

O encontro foi oficialmente declarado aberto pelo moderador Ivan Moreira, que de seguida, tendo o mesmo convidado cada um para uma breve apresentação e o que de cada um dos membros perspectivam para este espaço.

O Conselho de Governança Comunitária apresentou várias finalidades que podem ser executadas ao logo da caminhada, particularmente, levantar e estudar os recursos da comunidade; promover atividades de interesses da comunidade; partilha de informação e oportunidades do bairro, e entre outros.

Neste encontro, ficou transparente a necessidade se se reunirem para fazer  mais e melhor para o bem da comunidade. “Safende de hoje não se compara com Safende de 15 anos atras, visto que houve muitas e muitas transformações, contudo necessita de ainda mais” palavras proferidas durante a reunião.

Foi constatado ainda, que diagnósticos comunitários elaborados pelo Espaço Aberto, feito em 2012 e a de 2020 pela ACAS, mostram que o Bairro esta a perder  oportunidades devido a sua fragmentação, isto é, devido a uma falta de coesão no trabalho feito por cada um. Nisso, o que resta fazer é pegar nos objetivos primordiais são: unir, organizar e coordenar o bairro, a fim de conseguir a satisfação e o bem comum, que é, o bem dos Safendenses.

Ficou demostrado a importância do dialogo, da articulação para assuntos essenciais para o bairro.

Foram apresentadas algumas propostas dos três tópicos importantes para debruçarem numa próxima reunião, como: a questão da Segurança Comunitária, a Saúde, particularmente a situação da covid-19 e a Educação.

Referiu-se que em menos de duas semanas foram registrados dois casos de homicídios em Safende e em menos de que seis meses. “de uma forma Brutal” isto segunda opinião dos organismos internos, deixa não só os familiares das vitimas abalados, como também as pessoas da comunidade

 

Dentre as decisões tomadas, ficou também aprovada, informar ao Conselho os micros projetos que venha a surgir individualmente, contudo informar também obrigatoriamente a respeito dos macros- projetos, a ponto de se juntar forças e ideias para concretizá-los.

 

Com o rumo que a conversa foi tomando, o Conselho decidiu reunir pelo menos uma vez por mês, com previsão de haver reuniões extraordinárias para debater e decidir assuntos pontuais. 

 

Com a termino da reunião, ficou aprovado pelo menos no inicio reunir uma vez por mês, assim para afirmarem os laços e decidir melhor qual os objetivos as serem traçados nos primeiros meses. Seguidamente, foi definida a data a partir do dia 13 de dezembro de 2020 como sendo próximo encontro do Conselho de Governança Comunitária, em alto Safende.