BREAKING NEWS:   ' Festa do amor 2015, de 26 de Julho a 4 de Outubro. Nu vive ku amor!    

terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Publicado por SAFENDEONLINE | 17:35

 

Os moradores de Safende, na cidade da Praia, mostram se indignados depois de muita exigência a Câmara Municipal da Praia e a empresa Sol Atlântico por uma linha de autocarro, mas sem resposta. A revolta cresceu ainda mais quando duas novas linhas 16 e 17, começaram a operar.

 


Safende, uma das mais numerosas populações, com muitos estudantes crianças e jovens, funcionários e outros trabalhadores, quer ser considerada por quem de direito, a circulação de autocarros públicos passem a ter como destino a Alto Safende.

A estudante de enfermagem Ivanilda Sousa conta que ha necessidade de uma linha de autocarro principalmente porque muitos estudantes que moram em Alto Safende tem que percorrerem um caminho longo, além disso, estão sujeitos a "kasubodi" e também de chegar atrasado as aulas. 

 O morador António Fernandes, acredita que um meio de transporte público no bairro facilitará a vida doa moradores e melhorar o acesso o acesso a Plateau ou Sucupira, onde muitas mães de Safende vai à procura do pão para os seus filhos.

“Através de um autocarro no bairro irá influenciar na economia e economicamente Safende vai mudar de rótula. O número de pessoas na comunidade é positivo para suportar um autocarro, tem muitas outras preocupações da comunidade que é necessário colocar um autocarro, para facilitar a vida de idosos, jovens, pais e crianças” sublinha.

 

Os moradores dessa comunidade têm de andarem a pé, diariamente, para o seu destino, depois de meio percurso alguns optam em apanhar o autocarro número 11,5 e ainda os com destino ao Palmarejo aguentam o caminho até alcançar a linha 10 em Calabaceira.

 

Sonia Tavares frisa, que o bairro um lugar longe para andar a pé “se apanhamos o autocarro na Plateau ou na Fazenda ou para algum lugar, temos que descer até cabine, na volta fazer o mesmo percurso para subir, mesmo que for a noite.

 

“Já é tempo de, porem uma linha para Alto Safende porque nós também temos direito assim como qualquer outro bairro, também temos direito. Causa-nos muitos constrangimentos no nosso dia a dia, pois perdemos muito tempo. Os idosos são muito sacrificados, alguns ainda trabalham. É uma subida longa ”. Sonia apela ainda que “Merecemos ser considerados, também somos cidadãos e merecemos viver com integridade”.

 

A população acrescenta que o bairro precisa de ser apostado na melhoria das estradas, além desta carência, reivindicam a ligação à rede pública de água domiciliária. O mesmo se passa em relação aos postes de iluminação pública, que já estão instalados, mas que não têm lâmpadas.

 

 O bairro de Safende localizado a norte da Cidade da Praia, delimitado pelos bairros de Vila Nova, Calabaceira, Ponta D’Agua e Achada S. Filipe, é um bairro caracterizado maioritariamente pela ocupação espontânea iniciada nos anos 70. Com uma população estimada de 6.154 habitantes, repartidas por 1.499 famílias, Safende é o 6.º bairro mais populoso da capital do país.

 

 

 

 

                                                           Eunice Marlize Borges